quinta-feira, 27 de março de 2008

o gênio




"... O excesso de leitura tira do espírito toda a elasticidade, da mesma maneira que uma pressão contínua tira toda a elasticidade de uma mola.

O meio mais seguro para não possuir nenhum pensamento próprio é pegar um livro nas mãos a cada minuto livre.

Esta prática explica por que a erudição torna a maioria dos homens ainda mais pobres de espírito e simplórios do que são por natureza. Privando também seus escritos de todo e qualquer êxito.

Como disse Pope, eles estão:

[forever reading, never to be read]

(Alexander Pope - 1688 - 1744 - Dunciad III, p. 194)

Os eruditos são aqueles que leram coisas nos livros, mas os pensadores, os gênios, os fachos de luz e promotores da espécie humana são aqueles que as leram diretamente do livro do mundo"

Arthur Schopenhauer

também não dá pra definir Schopenhauer, sintam sua palavras e tirem suas conclusões

caso algum animal venha a pensar " ele leu isso num livro que diz para não se ler livros, isso é contraditório "

Jesus meu dai-me serenidade! O excesso é que é ruim, só se deve ler quanto estamos sem idéia e isso acontece até com as mentes mais brilhantes, afirma de novo o "Schope", mais à frente no livro "A Arte de Escrever" (L&PM POCKET) http://www.lpm.com.br/

O que quero muito, se puder, é estimular o pensamento próprio, a descoberta das coisas por si mesmo, todos temos os cinco sentidos que Einstein e tantos outros gênios tiveram, só não se usam de maneira correta, e o pior, não se está nem aí para isso.

Eu só leio filosofia e teimo quando a faculdade me faz ler outra coisa, que não passará de filosofia diluída. Autores que em sua maioria beberam das grandes idéias dos gênios, escreveram de modo diferente, mais brando, dirigido para a massa, que por sua vez os agracia como se tivessem criado aquilo.

Novamente não generalizem, há gente boa por aí hoje sim, mas constituem a minoria.

Exercitem a sua sensibilidade, se doem, o prórpio Einstein afirmou que 1% é inspiração e 99% são transpiração, suor, luta.

Nas palavras do Nietzche " este fantasma que vês ( de ti superior, superado ) por que não lhe dás a tua carne e os teus ossos?? "

O grande problema é que hoje todos querem tudo sem dar por nada.

PS: Schopenhauer introduziu o budismo à filosofia alemã, e ainda o chamam de pessismista, sim sim sim...





Um comentário:

Anônimo disse...

Quanto mais informação, mais opinião e consequentemente mais livre-arbítrio para criar e brilhar.

Conhecer para entender, criticar ou simplesmente eximir.

As pessoas mais interessantes e sábias que conheço se valeram de diferentes partidos culturais e beberam em distintos cálices do conhecimento. E por essa carga intelectual são pessoas humildes, flexíveis mais acima de tudo, defendem sua idéias como ninguém,têm personalidade.
(você é uma delas, modéstia a parte).

Entendi a sua reflexão...já conversamos sobre isso....legal estar "em livre acesso". Vai que inspira um novo pessimista, talvez um pouco mais otimista. uauahuahuahuah

bjooooooooooooooooooo

Suelen (não lembro a senha, leia-se anônimo).